Calheiros de Carvalho
Desde
 1826
 a qualidade ao melhor preço
Empresa > História
 

Capitão Desenganado
Data a 1826 a fundação deste estabelecimento de mercearia, cujo primeiro proprietário foi um indivíduo de nome Capitão que, por não haver descendência, trespassou a casa a certo empregado, Domingos José Gomes, conhecido depois pelo Domingos do Capitão.
Homem de conselho pronto e claro, Domingos Gomes era uma espécie de oráculo tutelar para a gente humilde da cidade e dos arredores, que constituía então a sua clientela, e por isso o povo o apelidou de Capitão Desenganado. A alcunha, enraizou-se tão profundamente que nunca mais abandonou a casa, transformando-se através das gerações, em honroso título das suas longevas tradições.
Também por passagem, a Domingos José Gomes sucedeu o seu empregado António Rodrigues da Silva Braga que durante longo tempo administrou o estabelecimento (em 1905 ainda lhe pertencia), acrescentando-o e desenvolvendo-o com secção de ferragens e ferramentas. Mais tarde, após a morte do anterior, formou-se a firma Ferreira, Sobrinho, e C.ª, da qual fazia parte como gerente Domingos Calheiros de Carvalho.
Não tendo sido feliz esta administração, em 1922 tomou conta da casa Manuel Calheiros de Carvalho (sobrinho – bisneto de Domingos José Gomes), o qual com porfiado e inteligente esforço, recuperou e consolidou o secular bom-nome da casa, transformando-a numa das mais acreditadas do ramo.
Texto Adaptado Associação Comercial de Braga



Calheiros de Carvalho & Filhos, Lda.
A empresa actual, fundada por Manuel Calheiros de Carvalho que incorpora o secular estabelecimento é uma sociedade por quotas de que foram sócios os seus filhos e sucessores José Calheiros de Carvalho e Manuel de Carvalho. Durante todo o século XX, a empresa funcionou no centro histórico da cidade, na Rua de São Vicente, tendo alargado consideravelmente a sua área de actuação com ênfase para o sector dos congelados e do bacalhau.
O ano de 2007 marca a inauguração de novas instalações dotadas de amplo parqueamento, novas câmaras frigoríficas, túnel de frio que assegura a inexistência da quebra do circuito de frio no transporte e a melhor qualidade dos produtos congelados. A par da rede de distribuição própria também dispõem de um sistema de exposição pública, Cash & Carry, em contacto directo com os produtos que torna mais cómoda e informada a compra pelos seus clientes.
Hoje, uma nova geração representada por José António Lopes Calheiros de Carvalho e Manuel José da Cunha Calheiros de Carvalho, partilha a gerência com Manuel de Carvalho em mais um processo gradual e progressivo de transferência geracional deste negócio familiar.